Como organizar uma Festa de Aniversário para Crianças

Como organizar uma Festa de Aniversário para Crianças

 

Um aniversário é sempre motivo de festa e o aniversário de uma criança é o motivo perfeito para reunir os amigos e conviver! Alem de que os miúdos adoram fazer anos!

Com a ajuda destas dicas, proporcione-lhes uma festa de anos que nunca mais vão esquecer!

Como Planear a Festa

Organizar uma festa de sonho demora o seu tempo, por isso, comece a delinear os preparativos, com pelo menos um mês de antecedência, envolvendo ativamente o seu filho – assim a diversão vai começar ainda mais cedo!

Atualmente, uma festa não é uma festa sem um tema e os seus filhos saberão dizer-lhe exatamente o que querem!

 

Tema da Festa

Pode ser uma festa alusiva às suas personagens preferidas – Super Heróis, Princesas, Unicórnio, Panda, Selva – ou a qualquer hobby que simplesmente adoram – desporto, jogos de computador, bijutaria ou princesas! Depois, é puxar pela imaginação e aplicar o tema aos convites, à decoração, ao menu, aos jogos e às lembranças.

 

Determine o local

É lógico que dar uma festa em casa é sempre mais económico do que alugar um espaço externo, mas ambas têm as suas vantagens e desvantagens. Se tiver um espaço amplo e o tempo ajudar, não há melhor palco para uma festa de aniversário e pode até optar por alugar um Insuflável! Se viver num apartamento, o espaço pode ser um problema, mas pode contorná-lo rapidamente se reduzir a lista de convidados.

Por outro lado, se procura um Espaço de Festas de Aniversário em Portimão / Lagoa poupando-lhe tempo, dores de cabeça e a sua casa, temos a solução para si!

Convidados & Convites

Elabore a lista de convidados tendo em conta o espaço onde vai realizar a festa e o número de adultos que vão estar a supervisionar. Elabore, mande fazer ou compre os convites condizentes com o tema e envie ou entregue-os com pelo menos duas semanas de antecedência. Coloque a data, o local, a hora de início e fim da festa, o seu número de telefone e uma data limite de resposta, para além de outra informação pertinente (se vai ser uma festa com balões de água, convém trazerem fato de banho e toalha, por exemplo). Quando os pais ligarem a confirmar, aproveite para perguntar se vão estar presentes (assim saberá se pode contar com a sua ajuda!) e se a criança tem alguma alergia (crucial para a elaboração do menu!).

Caso opte por fazer o seu evento num espaço para a realização de Festas de Aniversário, não se esqueça de perguntar se fornecem os convites. Muitos espaços disponibilizam os Convites gratuitamente para maior conforto dos seus clientes.

Decoração

Bastam alguns balões e fitas para anunciar uma festa, mas se escolheu ter um tema, aproveite e explore-o ao máximo!

A Oficina de Sonhos entrega até os balões ao domicilio para simplificar muito o trabalho dos seus clientes.  Caso opte por uma decoração temática simples, pode adicionar alguns toques pessoais: se o tema da festa do seu filho é o futebol, pode imprimir imagens dos seus jogadores preferidos para completar o ambiente e sugerir nos convites que todos venham equipados à semelhança da sua equipa preferida; se a festa da sua filha for inspirada na Barbie, aproveite todas as bonecas que tiver e junte-as à festa, vestindo-as com a sua melhor roupa! Envolva a pequenada na decoração e procure deixar tudo pronto na véspera da festa.

No entanto se preferir optar por uma decoração temática completa, pode contratar uma Decoradora de Festas, que lhe apresenta várias propostas para Decorações Temáticas de Festas e se possa centrar em desfrutar o evento e os seus convidados.

 

Um Menu Delicioso

Uma festa sem bolo e outras guloseimas, não é uma festa! A elaboração de um menu para um grupo de convivas de palmo e meio deve ser simples e apelativo, mas cuidado com as overdoses de açúcar! O finger food (alimentos para serem comidos à mão) é o mais indicado para as festas de anos das crianças: sanduíches em pão de forma recortado em formato de coração ou de peixes; mini-pizzas (pode mandar vir ou comprar pré-congeladas e cortá-las!); queques com uma cobertura divertida e alusiva à temática; maças cortadas aos cubos; bolachas dos seus bonecos favoritos; se tiver um quintal e alguém disposto a ligar o grelhador, cachorros e hambúrgueres grelhadas são sempre bem-vindas! Em termos de bebidas, opte por sumos e leite em pacotes, sendo a utilização de louça e talheres descartáveis a melhor opção para este género de convívios.

 

O Bolo

O “uau” deve ser reservado para o bolo e, hoje em dia, existem muitas pastelarias especializadas que tanto fazem um bolo em formato de navio de piratas, como um com a cara da sua personagem preferida. Surpreenda-se com todas essas criações e, melhor, surpreenda o pequeno aniversariante e os seus amigos!

Jogos e outros entretenimentos

Se vai ter múltiplas atividades, organize todos os momentos da festa com horários e duração específica para que nada fuga ao seu controle, ou pior, que acabem todos a chorar, principalmente o aniversariante. As crianças estão habituadas às rotinas e será a forma mais eficaz de organizar a festa. Alterne entre jogos energéticos e atividades mais calmas: “cadeiras musicais” e colorir desenhos; uma corrida de sacos ou com um livro na cabeça e a leitura de um livro que vai de encontro ao tema da festa; “cabra cega” e a construção de uma pulseira com contas e missangas ou pinturas faciais. Pode sempre alugar divertimentos insufláveis ou contratar palhaços e outros animadores que terão a sua quota-parte de ideias para tornar qualquer festa infantil memorável. Provavelmente, algumas crianças chegarão mais cedo e outras partirão mais tarde, por isso, defina uma atividade para os entreter enquanto esperam: pode ser assistir a um DVD ou coloque à sua disposição uma máquina descartável – as crianças adoram ser elas a tirar fotografias! Não se esqueça de pensar em lembranças para dar a todas as crianças, evitando destacar quem ganhou e quem perdeu nos diferentes jogos.

Outra solução é contratar uma empresa de Animação que ficará com a responsabilidade de animar as crianças. Habitualmente criam pacotes específicos para Animação Infantil de Festas de Aniversário e podem até trazer Insufláveis, Maquinas de pipocas, Máquinas de algodão doce, outros equipamentos ou até um Show de Magia.

O grande dia

As crianças não vão reparar se a sala está cheia de pó ou se as louças da casa de banho não estão a brilhar, por isso, deixe as limpezas para depois da festa!  Claro que nem sempre tudo vai correr como planeado, por isso, tenha sempre um plano B (caso chova e a festa terá de ser dentro de casa e não no jardim) e esteja atento ao ambiente da festa (se as crianças estão a adorar o teatro infantil que uns primos mais velhos fizeram questão de representar, talvez não vale a pena o jogo de futebol!). Para além disso, alguém vai cair e chorar, sumo será vertido e alguma coisa pode ser partida… é inevitável e ultrapassável. Deixe as coisas fluir e as crianças divertirem-se… afinal de contas, é apenas uma tarde!

A despedida

Despeça-se de cada convidado e os seus pais juntamente com o aniversariante, para que este possa agradecer pessoalmente a todos os seus amigos. Uma fotografia com cada convidado e o aniversariante, seguido de uma lembrança da festa (um saquinho com doces ou uma caixa de lápis de cera e um pequeno livro para colorir) para cada criança levar consigo, será o toque final num dia perfeito!

Isa Menau

Share
Published by
Isa Menau

Recent Posts

Kit Festa para Imprimir Grátis

Gostaria de imprimir tudo o que precisa para uma Festa Grátis?   Reunimos todas as…

3 anos ago

Que Seca! Não tenho nada para fazer!

Existem por aí muitas crianças a apanhar seca!   E perguntam vocês, o que é…

3 anos ago

Dicas para Alugar um Insuflável

Decidiu alugar um Insuflável para uma Festa de Aniversário ou Evento?   Neste momento existem…

3 anos ago